Fondue em Gramado: da Suíça para a serra gaúcha

Passeios em Gramado garantem diversão para toda a família
18 de abril de 2018
Exibir tudo

O fondue é um prato suíço, à base de queijo aquecido sobre uma lamparina. Consiste em uma mistura de queijos - normalmente gruyère e emmental - fundidos com vinho, servido com pedaços de pão, batatas e legumes cozidos, que são mergulhados no fondue com um garfo comprido para que fiquem cobertos pelo queijo. Confira, neste post, mais dicas de fondue em Gramado!

O fondue é um prato suíço, à base de queijo aquecido sobre uma lamparina. Consiste em uma mistura de queijos – normalmente gruyère e emmental – fundidos com vinho, servido com pedaços de pão, batatas e legumes cozidos, que são mergulhados no fondue com um garfo comprido para que fiquem cobertos pelo queijo. Confira, neste post, mais dicas de fondue em Gramado!

Deu água na boca? Calma, você não precisa ir até a Suíça para saborear este prato magnífico. Isso porque essa delícia ganhou o paladar do mundo todo e atualmente é uma das delícias típicas da serra gaúcha. A cidade de Gramado é famosa pelos restaurantes que servem sequências de fondue.

Se você é fã do prato, confira algumas dicas e programe já a sua visita à uma das cidades mais charmosas do Brasil. Para degustar o fondue, visite Gramado no inverno, melhor ainda se for entre junho e agosto.

Tipos de fondue

Embora tenha surgido de forma rústica, durante a Segunda Guerra Mundial, ele se tornou um prato sofisticado por levar ingredientes caros, como os queijos, molhos e carnes.

Sim, pois depois do fondue de quejio, essa iguaria ganhou novos sabores e ingredientes, nascendo o fondue de carne e o de chocolate.

Para o fondue de queijo utilizam-se os queijos gouda, gorgonzola, gruyère e emmental, fundidos com vinho.

Para o fondue de carne, escolha carnes macias e sem gordura. O filé mignon é o mais indicado. Limpe bem e corte em cubos ou tiras. Não tempere a carne, apenas após a fritura no foundue ela ganhará os molhos e acompanhamentos de sua preferência.

Já para a sobremesa, o fondue de chocolate é o mais apreciado. Você pode preparar o chocolate de diversas formas. Uma delas é derreter chocolate amargo com manteiga, leite condensado e creme de leite. Depois é só servir com frutas, como morango, uva, banana, abacaxi, kiwi ou qualquer outra de sua preferência.

Opções de fondue em Gramado

O fondue ganhou a serra gaúcha por ser um prato típico do inverno. Ele é ideal para ser saboreado entre amigos, acompanhado de um bom vinho e uma lareira.

Pelas ruas centrais de Gramado é possível encontrar diversas opções para saborear essa delícia tão típica da região.

Charmosos restaurantes servem sequências de fondue – queijo, carne e chocolate. Alguns deles oferecem dois tipos de sequências, uma mais simples e outra mais completa, com mais acompanhamentos.

Há pelo menos 30 restaurantes que servem sequência de fondue em Gramado. Alguns deles são: Chateau De La Fondue, Le Chalet de La Fondue, Maximilia Fondue, Carlito’s, La Place, Belle du Valais, Petit Brasil, Le Petit Clos, St. Gallen, entre muitos outros.

Como fazer, então, a melhor escolha? Você pode fazer uma pesquisa pelos restaurantes, que normalmente têm cardápio e preços na porta. No entanto, somente a experiência de provar lhe dará uma real noção. Assim, vale pesquisar na internet e também pedir indicações de amigos.